É fato que a pandemia do COVID-19 mudou a relação com nossa casa e qualidade de vida. Por mais que o isolamento social já não seja mais necessário, atualmente as pessoas priorizam o bem-estar, sendo que muitas até mesmo procuram uma imobiliária para trocar o imóvel antigo por um mais adequado às necessidades e preferências dos moradores. Nesse sentido, a escolha da decoração é algo primordial e precisa ser feita com cuidado, a fim de garantir benefícios como aconchego, conforto e praticidade. O estilo zen vem sendo cada vez mais utilizado nos projetos dos arquitetos e conquistam todos os clientes.
Portanto, se você está planejando a decoração do novo apartamento ou quer mudar os ares de seu imóvel atual, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja 7 dicas para uma decoração zen.
1. Atente-se às cores
A primeira dica para ter uma decoração zen em casa é atentar-se não somente às cores das paredes, mas também as dos objetos e outros detalhes. Para isso, conheça um pouco mais sobre a psicologia das cores, que diz que cada cor pode despertar diferentes efeitos no comportamento humano, como a própria mudança de sentimentos, emoções e desejos.
Para uma decoração zen, que deve proporcionar momentos de relaxamento e calmaria, o ideal é apostar em cores como branco, tons terrosos ou azul e verde claros. Dessa forma, você cria uma atmosfera leve e sutil.
2. Inclua plantas
Outra ideia excelente para uma decoração zen é incluir plantas nos ambientes. Afinal, além de deixarem o espaço mais bonito e agradável aos olhos, elas também contribuem com a qualidade de vida dos usuários. Isso porque, melhoram a umidade do ar, principalmente quando falamos de espécies como samambaias, lavandas, espada de são Jorge e hera, visto que diminuem os níveis de poluentes no local.
A boa notícia é que existem diferentes maneiras de utilizar plantas na decoração, como em estantes e nichos nas paredes, em vasos, em cima da mesa ou até mesmo penduradas no teto. Tudo vai depender de sua criatividade e disposição.
3. Aromas para despertar os sentidos
Além do visual, a decoração zen pode influenciar em outros sentidos, como por exemplo o olfato. Afinal, é fato que certos cheiros nos trazem sensações incríveis de relaxamento, bem-estar e até mesmo aconchego. Para isso, você pode usar velas aromáticas, difusores, aromatizadores, incensos e outros itens, com aromas frescos, florais ou cítricos. Inclusive, assim como as cores, os aromas também podem provocar diferentes sensações. Por exemplo, lavanda, jasmin, limão e baunilha são perfeitos para trazer relaxamento e conforto ao ambiente.
4. Peças que trazem conforto
Existem algumas peças que podem ser colocadas nos ambientes para torná-los ainda mais confortáveis e, consequentemente, relaxantes. Para isso, invista em almofadas redondas e macias, puffs e almofadas de futon. Elas podem ser usadas sobre um tapete de algodão, sisal ou esteira de fibras naturais, auxiliando até mesmo na prática da meditação. Além disso, o puff pode ficar em um canto do cômodo e ser usado para momentos de leitura ou apenas para relaxar durante um período do dia.
5. Invista em uma iluminação adequada
A iluminação faz toda a diferença nos ambientes e de nada adianta uma decoração zen, se as lâmpadas forem todas brancas e mal planejadas. Além disso, é primordial deixar a iluminação natural entrar por completo nos ambientes, pois traz sensação de conforto visual e físico. A luz artificial deve ser com lâmpadas amarelas somente e você pode alternar entre uma opção central e outros pontos espalhados, para deixar o ambiente mais intimista e aconchegante.
6. Cristais
Outra dica interessante e muito característica da decoração zen é utilizar cristais. Afinal, além de contribuírem com a estética do ambiente, tornando-o mais bonito e místico, eles também carregam as energias da Terra, podendo influenciar na harmonia dos espaços da casa e na limpeza de energias.
7. Disposição dos móveis
Por fim, mas não menos importante, a disposição dos móveis planejados também deve ser bem planejada para criar um ambiente aconchegante e de acordo com o estilo zen. Aqui, você pode seguir as regras do Feng Shui ou simplesmente o seu instinto. Prefira utilizar poucos móveis, especialmente se o espaço for pequeno, priorizando sempre a fluidez e passagem. Para finalizar, inclua mantas com estampas naturais e outros tecidos que tragam sensação de conforto aos usuários, com estampa oriental, padrões Paisley ou desenhos arabescos e traços geométricos.
Então, agora que você sabe como incluir a decoração zen em seu imóvel, já pode colocar em prática nossas dicas. Lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim terá todos os itens desejados, mas sem prejudicar o orçamento ou deixar a casa com sensação de bagunça. Além disso, contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores também é uma ótima pedida para garantir sofisticação, aconchego e conforto em todos os ambientes.
Gosta de de paz e tranquilidade? Que tal morar em um condomínio fechado de alto padrão e ter toda paz, sossego e tranquilidade do qual você busca Estamos falando do Porto Belo golf Resort. Acesse o link e saiba mais sobre tudo o que ele tem a lhe oferecer!