Como usar samambaia na decoração de sua casa ou apartamento?

Como usar samambaia na decoração de sua casa ou apartamento

Depois de encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária e iniciar os preparativos da decoração, existem alguns detalhes que dão o toque final aos ambientes, tornando-os mais aconchegantes e bonitos. Incluir plantas é uma dessas tarefas, sendo que a Samambaia é a queridinha do momento. Inclusive, a planta é uma das espécies mais antigas do planeta, tendo como vantagem a fácil adaptação dentro de casa. Muito comum em lares brasileiros, ultimamente ela ganhou destaque novamente, sendo bastante utilizada em projetos diversos.

 

Contudo, sabemos que não basta comprar a planta e incluir em qualquer canto da casa. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar como usar Samambaia em sua decoração. Vamos lá?

 

Como usar a Samambaia na decoração?

 

Como falamos, as Samambaias se adaptam a diferentes ambientes, desde que se mantenha úmida e fora da luz solar direta. Seja no apartamento, casa, na área externa ou até mesmo na cozinha, ela com certeza vai se adaptar se tiver condições propícias para isso. É possível pendurar nas paredes os vasos utilizando suportes com correntes, sobre prateleiras ou estantes altas. Confira abaixo algumas dicas de como usar a Samambaia na decoração:

 

  1. Dentro de casa

 

Para quem quer trazer mais vida para os ambientes, a Samambaia é uma ótima pedida, com beleza incrível e sensação de aconchego. Na sala de estar, por exemplo, quando colocada no alto da estante, cria um visual leve, sendo que o verde quebra a monotonia da cor branca, valorizando os móveis de madeira e outros objetos decorativos. Ela também pode ser colocada em ambientes como hall de entrada, quarto e até mesmo cozinha, principalmente em um cantinho da prateleira ou em outro móvel mais alto. Dessa forma, suas folhas ficam caídas, criando um efeito diferenciado.

 

É possível ainda utilizar a Samambaia no banheiro, pois ela lida muito bem com a umidade. Portanto, colocar um vaso em cima da bancada da pia, em cima de algum móvel ou até mesmo pendurar no teto, com certeza vai transformar o ambiente.

 

  1. Jardim vertical

 

O jardim vertical é a nova moda, trazendo um respiro para os imóveis, sejam casas ou apartamentos, em cidades grandes ou pequenas. Sendo assim, a samambaia nesse tipo de estrutura é excelente, visto que sua folhagem volumosa é perfeita para criar um efeito visual moderno e interessante. Caso tenha pouco espaço, o jardim vertical pode ser usado tanto na parte de dentro quanto fora do imóvel, decorando a varanda, sacada ou sala.

 

Para criar o seu, é bem simples, basta utilizar pallet, ganchos e incluir as samambaias.

 

  1. Jardim externo

 

Para quem tem um espaço externo maior, as samambaias são excelentes também, podendo ser utilizadas das mais diferentes formas, como em vasos de cerâmica, penduradas no teto, em armários, etc. Inclusive, elas combinam muito bem com os mais diferentes tipos de móveis que utiliza nesse ambiente. Contudo, é importante ficar atento, pois elas não podem ficar muito expostas ao vento e à luz solar direta por muito tempo.

 

Como manter as Samambaias sempre bonitas?

 

O primeiro passo é analisar o ambiente que pretende colocar as Samambaias, sendo que o local precisa ser próximo das janelas, recebendo luz solar indireta, ou seja, elas não gostam de raios solares fortes e diretos sobre elas. Sendo assim, em varandas, por exemplo, elas devem ficar na área sombreada, enquanto no jardim, debaixo da sombra de uma árvore.

 

A boa notícia é que a Samambaia não exige grandes cuidados, sendo bastante resistente e durável, desde que fique em um ambiente adequado. Portanto, a rega deve ser feita diariamente com pouca água, além de ser recomendado borrifar um pouco sobre as folhas. Ao redor dela, é importante que a umidade fique elevada, assim como a terra precisa estar sempre úmida, mas sem ficar encharcada.

 

Quando à temperatura, quando o clima estiver mais seco e mais ameno, o ideal é colocá-la no banheiro. Lembre-se que ela gosta de temperaturas quentes, em torno de 21˚C, e não se dá bem em ambientes com muito vento.

 

Vale lembrar ainda que de tempos em tempos é importante adubar a Samambaia, a cada 6 meses, aproximadamente. Existem diversos produtos no mercado específicos para Samambaia, além de misturas naturais que você mesmo pode fazer. Além disso, é indicado retirar as folhas e galhos secos ou doentes com uma tesoura, para evitar que ela adoeça e fique sempre bonita.

 

Vale a pena usar Samambaia na decoração?

 

Então, agora que você sabe como usar a Samambaia na decoração e como manter a planta sempre bonita, já pode colocar nossas dicas em prática. Sua principal função como planta é ser um umidificador natural, contribuindo significativamente para a qualidade do ar dos ambientes em que está. Portanto, além de deixar os espaços mais bonitos e aconchegantes, você também os torna saudáveis, melhorando ainda mais sua qualidade de vida e bem-estar a qualquer hora do dia.