O quarto é com certeza um dos lugares mais privados em qualquer residência, é uma parte mais intimista onde nos permitimos descansar. Por isso, é muito importante se atentar ao modo como organizamos e decoramos esse ambiente, não cometendo erros repetitivos. Muitas vezes, na hora de decorar o quarto, queremos colocar tudo, o que pode fazer com que ele fique carregado demais, atrapalhando o seu momento de relaxamento. Ah, por falar nisso, não podemos deixar de citar o colchão, que também é essencial, né?
É do seu conhecimento que o ser humano passa, em média, aproximadamente um terço da sua vida simplesmente dormindo? Isso significa que é muito importante escolher a cama certa para poder descansar de verdade. Assim, vale a pena gastar um tempo a mais olhando diferentes modelos. Afinal, esse móvel, muito mais do que ser somente o local no qual descansamos, é um elemento imprescindível e fabuloso para asegurar a perfeita decoração do cômodo. Logo, dedicar-se a essa tarefa também garante um ambiente mais harmonioso.
Um dos erros mais comuns ao escolher uma cama é ignorar as dimensões do ambiente, por isso é muito importante medir cada canto do seu quarto e saber qual tamanho de cama melhor se adequa ali. Esse passo é vital principalmente porque estamos falando de um verdadeiro investimento, já que camas não costumam ser baratas e muitas vezes a melhor opção é procurar descontos em colchões, que também são investimentos.
Para compreender melhor sobre o assunto, você confere abaixo mais alguns erros comuns na hora de escolher a cama para o quarto e como evitá-los.
Escolher a cama apenas pelo design
O design da cama é um ponto importante, mas a estrutura e o material impactam diretamente na durabilidade do modelo que você está escolhendo. Por isso, invista em materiais de qualidade. Afinal, isso garante que você não tenha que substituir a cama em tão pouco tempo. Modelos com base de madeira, aço ou ferro costumam ser mais resistentes. Uma dica é verificar também a capacidade de peso que a cama suporta.
Não considerar o estilo já existente no ambiente
Pode parecer óbvio, mas a cama também precisa harmonizar com o estilo do quarto, tudo para criar um ambiente super-harmônico e propício para o relaxamento. Se o seu quarto tem uma decoração mais minimalista, uma cama com muitos detalhes não vai ficar tão interessante. Agora, se o seu quarto tiver um estilo rústico, vale a pena investir em uma cama de estrutura em madeira maciça.
Não testar o conforto do colchão
Se tem um item que influencia no conforto e na qualidade do sono, esse é o colchão. Por isso, é superimportante que o teste antes de comprar, visto que tal ação é essencial para evitar desconfortos, como, por exemplo, dores nas costas. Existem colchões de diferentes níveis de firmeza, mole, médio e firme, o ideal é experimentar de acordo com a sua preferência pessoal e caso tenha algum problema ortopédico.
Escolher de maneira impulsiva
Escolher uma cama impulsivamente é a pior decisão que você pode tomar. Comprar o primeiro modelo que te agrada visualmente pode até parecer uma coisa normal, mas é algo que pode custar muito caro no futuro. Portanto, é recomendado que você tire um tempo para avaliar as opções disponíveis, comparar preços e analisar se os materiais são mesmo de qualidade. Se você quer ter uma cama que tenha longa vida útil, faça uma pesquisa minuciosa e foque sempre na qualidade do produto que está sendo oferecido.
Ignorar as dimensões do quarto
A maioria das pessoas ama camas grandes e espaçosas, mas é nessa hora que elas esquecem de avaliar o tamanho do quarto, passo indispensável para a escolha da cama perfeita. Antes de bater o martelo, meça muito bem o espaço onde a cama vai ficar, pois uma cama grande em um quarto pequeno pode acabar prejudicando não só a distribuição dos demais móveis, mas, especialmente a circulação dentro do ambiente.
Não se atentar à altura da cama
A altura da cama escolhida é outro fator que pode acabar impactando o conforto, ainda mais quando falamos de pessoas com dificuldade de mobilidade. Uma cama muito baixa, por exemplo, pode acabar sendo bem desconfortável para levantar e sentar. Em contrapartida, uma cama muito alta pode gerar certa insegurança, principalmente para quem tem crianças em casa.