A cozinha, um dos principais ambientes da casa, onde a família costuma se reunir para comer, cozinhar e conversar, está constantemente passando por mudanças. Tanto novas formas de decorar o espaço aparecem quanto outras tecnologias de aparelhos e eletrodomésticos surgem.
A air fryer, por exemplo, é um dos acessórios queridinhos que chegaram para ficar. Porém, qual é o principal diferencial desse utilitário? Será que, comprando esse aparelho, ainda vale a pena comprar micro-ondas?
Confira, a seguir, as principais diferenças entre esses aparelhos, quais as funcionalidades de cada um e as principais vantagens que eles oferecem para tornar o seu dia a dia mais prático. Vamos lá!
Diferenças entre airfryer e micro-ondas
O micro-ondas, que passou por diversas mudanças ao longo dos anos, tem o seu funcionamento baseado em ondas eletromagnéticas para gerar calor e, assim, esquentar refeições com mais rapidez. Já a air fryer é um equipamento mais indicado para quem deseja se alimentar de forma mais prática e saudável.
A air fryer tem alta resistência elétrica e altos níveis de calor por dentro para dispensar o uso de óleo ou de outros antiaderentes que, normalmente, são usados nas frigideiras para preparar as refeições assadas, fritas ou grelhadas.
Para que serve a air fryer
A air fryer é indicada principalmente para quem deseja fritar alimentos sem óleo, preparar proteínas com mais praticidade e fazer refeições práticas sem usar o fogão nem sujar várias panelas.
Para que serve o micro-ondas
O micro-ondas é mais recomendado para quem precisa descongelar e esquentar refeições com mais frequência, a fim de reduzir o tempo na cozinha.
Com a ajuda desse aparelho, você pode também derreter alguns ingredientes, preparar refeições prontas ou congeladas e, ainda, fazer diversas refeições diferentes sem deixar todo aquele odor que o preparo no fogão normalmente deixa, como:
- pipoca;
- lasanha;
- brigadeiro;
- minipizza.
Valor
O micro-ondas costuma ter um valor mais alto no mercado do que a airfryer, porém o consumo do primeiro é menor, já que aquece os alimentos rapidinho, enquanto a air fryer apresenta um consumo energético maior a longo prazo.
Armazenamento
A air fryer normalmente é mais compacta e pode ser colocada em qualquer local da cozinha. Muitas pessoas costumam deixá-la nas bancadas ou mesas, a fim de facilitar o uso.
Já o micro-ondas, por ter um tamanho maior, precisa de mais espaço para ser armazenado. Apesar de ser possível encontrá-lo também em pias, balcões e bancadas, geralmente há um espaço especial para ele em armários planejados.
Capacidade
Os micro-ondas podem ter uma capacidade entre 20 e 37 litros, e as fritadeiras sem óleo ou airfryers podem variar entre 3 e 12 litros.
Limpeza
Assim como qualquer outro item da cozinha, esses utilitários também precisam ser higienizados com frequência! O micro-ondas e a airfryer também se diferenciam nessa parte da limpeza.
No micro-ondas, basta passar um paninho úmido para limpar toda a parte de dentro e de fora do aparelho. Além disso, alguns aparelhos também contam com a função antiodor para quem precisa ter mais praticidade ao esquentar refeições na semana.
A airfryer, para ser realmente higienizada, demanda a necessidade de remover a gaveta por completo para que a parte interna seja limpa. Vale passar um pano úmido e remover todos os resquícios de alimentos que podem ter caído lá dentro.
Para escolher entre um micro-ondas e uma airfryer, é importante pensar na sua rotina, entender quais refeições fazem parte do seu dia a dia e qual é o espaço disponível na sua cozinha para entender qual utilitário faz mais sentido.