Depois de, enfim, encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, muitas pessoas desejam decorar a casa ou apartamento da maneira que sempre sonhou, incluindo elementos, cores e peças para trazer mais de suas personalidades aos ambientes. Nesse sentido, o cobogó é um elemento que ganha cada vez mais destaque nos projetos. Ele surgiu no final da década de 20, popularizando-se somente nos anos 50. No entanto, essa tendência voltou com tudo, conquistando arquitetos, designers e, claro, os clientes.
Sendo assim, se você tem interesse em trazer mais personalidade para sua decoração, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja como utilizar os cobogós em seu novo imóvel.
O que é o cobogó?
O cobogó nada mais é do que um tipo de revestimento de parede vazado, podendo ser encontrado nos mais diferentes formatos, cores e materiais, variando entre o concreto (considerado o mais tradicional), cerâmica e até mesmo vidro.
Sua principal vantagem em uma decoração é o fato de permitir que a luminosidade passe para os demais ambientes do imóvel. No entanto, por ter desenhos diferentes, quando incide sobre ele, a luz cria desenhos e padrões nas paredes e chão, promovendo um efeito diferenciado e natural nos ambientes. Além disso, é uma opção muito versátil, pois pode ser usada tanto em decorações sofisticadas, quanto em estilos mais rústicos ou simples.
Como usar o cobogó na decoração?
Antigamente, o cobogó era muito utilizado nas fachadas das casas brasileiras. Contudo, hoje em dia é um elemento decorativo que pode ser usado em quase todos os ambientes de seu novo lar. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas para utilizá-lo na decoração de sua casa ou apartamento:
Fachadas e muros
Uma boa dica de inspiração para fachada é a Biblioteca Nacional de Brasília, que foi um projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Afinal, ao mesmo tem que cobre a frente do imóvel, ele permite a passagem de luz pelos recortes que, como falamos, cria um efeito visual bonito no local. A fachada com cobogó valoriza a parte da frente da casa, principalmente quando harmonizada com o paisagismo externo. Além disso, como muro, pode ser usado tanto na parte da frente quanto contornando um canto da área externa.
Cobogó no quarto
Ainda que não seja muito utilizado no quarto, o cobogó pode criar um efeito visual muito interessante para esse ambiente. Se o espaço for amplo, há a possibilidade de usar o cobogó para criar uma divisória e montar um closet. Uma boa dica, então, é usar materiais como cerâmica ou vidro, pois deixam o ambiente mais leve e promovem um toque de delicadeza.
Jardim de inverno
O cobogó também pode ser utilizado para criar um jardim de inverno vertical, utilizando os próprios recortes para pendurar as plantas. Uma boa dica é combinar espécies volumosas com plantas pequenas, promovendo ainda mais charme à decoração. Por ser um cômodo aconchegante do imóvel e servir como entrada de ar, o cobogó é a melhor solução, pois permite que a casa fique arejada e confortável, mesmo em dias mais quentes.
Hall de entrada
Se o seu imóvel não tem um hall de entrada, mas você gostaria de ter esse ambiente, uma solução simples e de baixo custo é levantar uma parede de cobogó. Inclusive, isso deixa o imóvel mais charmoso e valorizado. Além disso, o elemento também pode ser usado como corredor, deixando esse espaço, que costuma ser sem graça, ainda mais interessante.
Cobogó na cozinha
Na cozinha, o cobogó será um ótimo aliado, sendo possível utilizá-lo de diferentes formas. A mais comum é quando ele divide a cozinha e a lavanderia, mas também pode servir para separar esse espaço da sala de jantar. Além disso, você também pode criar uma base de cobogó para incluir a bancada para refeições rápidas.
Banheiro com cobogó
Da mesma forma que o quarto, o cobogó no banheiro combina melhor com vidro e cerâmica. A forma mais tradicional de utilizar esse elemento decorativo é fazendo uma pequena parede entre a área do box e o restante do banheiro. Contudo, também pode ser usado para apoiar a bancada do banheiro, se assim o desejar.
Divisória de ambientes
Por fim, como já falamos, o cobogó é uma excelente opção para quem quer dividir ambientes, sem a necessidade de construir uma parede. Isso porque, esse tipo de divisória cria um clima charmoso e de mistério. Além disso, dependendo do espaço, como em um escritório, por exemplo, ele servirá para bloquear a passagem excessiva da claridade, além de formar desenhos divertidos e diferentes.
Então, agora que conhece mais sobre o cobogó e como pode utilizá-lo em sua decoração, já pode colocar nossas dicas em prática. Para isso, converse com seu arquiteto ou designer de interiores, pois assim você irá garantir total personalização em seu projeto, além de sofisticação, melhor aproveitamento de espaço e até mesmo economia.
MóveisBR. Seu portal de móveis planejados no Brasil.