6 dicas para escolher o azulejo do banheiro

6 dicas para escolher o azulejo do banheiro

O banheiro já deixou de ser um espaço esquecido das casas e apartamentos. Inclusive, durante as visitas com o corretor imobiliário, é comum que as pessoas deem uma atenção especial pra esse cômodo. Inclusive, muitos preferem realizar pequenas reformas no local, a fim de personalizá-lo de acordo com suas necessidades e preferências, segundo informações da imobiliária Assimobil.

Nesse sentido, o azulejo é um revestimento muito importante e sua escolha depende de diversos fatores, como estilo de decoração, nível de ventilação do cômodo, etc. Sendo assim, é comum ficar com algumas dúvidas na hora de escolher o ideal. Por isso, além de contar com a ajuda de especialistas, também é importante pesquisar um pouco por conta própria.

Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas de como escolher o azulejo do banheiro. Vamos lá?

Entendendo sobre os revestimentos do banheiro

Os revestimentos são muito importantes para uma construção. Isso porque, além de contribuírem com a decoração do imóvel, também ajudam a proteger a estrutura da obra contra os efeitos da umidade.

Os revestimentos de banheiro mais comuns são os cerâmicos, mas também podem ser porcelanatos, cimentícios ou de pastilhas de vidro. Mas, independente do tipo, o mais importante é saber se o material atende às normas técnicas vigentes e se é indicado para áreas molhadas, como a do box. Da mesma forma, é primordial que a instalação seja feita por profissionais qualificados e especializados.

Os azulejos, portanto, formam uma barreira física e evitam a proliferação de fungos e bactérias, que podem causar alergias e problemas respiratórios aos moradores. Da mesma forma, eles possuem alta durabilidade e manutenção muito simples. Sendo assim, podem ser instalados em todo o banheiro, até mesmo no teto, ou apenas em áreas que ficam em contato direto com a água e o vapor é mais intenso.

Como escolher o azulejo do banheiro?

Hoje em dia existem muitas opções e modelos de azulejos disponíveis no mercado. Justamente por isso, pode ser um pouco mais difícil escolher o ideal. Contudo, com o conhecimento adequado, a compra pode ser muito mais simples. Portanto, confira abaixo o que você precisa saber para escolher o azulejo de seu banheiro:

Analise o estilo da decoração 

O primeiro passo é definir o estilo de decoração do banheiro. Dessa forma, você já consegue ter em mente as cores, acabamentos e outros detalhes que mais irão combinar com o local. Com isso, pode focar nos aspectos técnicos e manter a harmonia do ambiente sem grandes esforços.

Comece pela área de cobertura 

Devemos lembrar que já foi o tempo em que todo o banheiro era revestido. Hoje em dia, por outro lado, arquitetos e designers preferem aplicar azulejos em toda a área, somente quando os banheiros estão no centro da planta do imóvel, sem ventilação natural ou pouco iluminados.

Mas, se não tiver esse tipo de problema, pode opar por instalar apenas dentro do box e sobre a pia.

Escolha o tamanho para as peças

Quanto maiores os azulejos, menos rejuntes será necessário. Se por um lado isso ajuda na limpeza e manutenção, por outro as peças podem precisar ser cortadas para finalizar a cobertura, comprometendo assim a estética do banheiro. Por isso, o recomendado é tirar todas as medidas do banheiro e optar por peças proporcionais. Por exemplo, uma parede com 2,40m pode ser revestida com azulejos de 60×60 cm (240/2 = 120/2 = 60 cm).

Considere o efeito das cores 

As cores também impactam na escolha. Para banheiros pequenos, o ideal é optar pelo azulejo branco, pois ajuda na sensação de amplitude. Já os azulejos escuros combinam muito bem com banheiros amplos, garantindo uma decoração moderna e intimista. Por fim, os coloridos combinam mais com banheiros infantis. Além disso, não se esqueça de considerar a cor do piso, a fim de garantir harmonia no local.

Escolha o tipo de acabamento 

Os revestimentos para uso interno podem ser: polido, brilhante, acetinado ou fosco. Para escolher a melhor opção, considere o estilo de decoração e nível de iluminação no banheiro. Quanto mais liso, mais fácil será para limpar, mas também pode ser mais escorregadio.

Detalhes importam

Por fim, mas não menos importante, para deixar o banheiro ainda mais personalizado, você pode combinar cores, misturar padrões, texturas e o sentido da paginação (quando falamos em azulejos retangulares). Mas, é indicado escolher um ponto do cômodo para isso, como a área do chuveiro, a fim de garantir harmonia e sofisticação.

Então, agora que você sabe como escolher o azulejo do banheiro, já pode colocar em prática nossas dicas. Portanto, não deixe de ter um bom planejamento, considerando o estilo de decoração e harmonia do ambiente. Da mesma forma, contrate profissionais qualificados e especialistas na instalação de azulejos. Dessa forma, você garante um resultado estético incrível, além de garantir sua segurança, economia e a proteção da construção.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn