7 dicas para organizar uma cozinha pequena

7 dicas para organizar uma cozinha pequena

É fato que os imóveis estão cada vez menores e, para encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária, é necessário entender suas necessidades, demandas e orçamento. Contudo, em alguns casos, não há como fugir das medidas reduzidas, sendo necessário pensar em estratégias a fim de organizar ao ambiente. Quando falamos em cozinhas, elas são os cômodos principais de uma residência. Afinal, é aqui que são preparadas as refeições, além de ser o local onde muitos gostam de receber amigos e familiares para um jantar. Justamente por isso, é importante avaliar o espaço disponível para que ele seja bonito, funcional e prático no dia a dia. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com 7 dicas para organizar uma cozinha pequena.

  1. Avalie o espaço disponível

A primeira dica é a mais importante, pois é somente analisando o ambiente que você terá ideias para organizar sua cozinha. Isso porque, principalmente se ela ainda estiver vazia, você precisa analisar as medidas e espaço para escolher eletrodomésticos e outros elementos que sejam proporcionais ao local. Afinal, de nada adianta os móveis planejados serem incríveis, mas ficarem desproporcionais, ou seja, grandes ou pequenos demais. Sendo assim, tire todas as medidas da cozinha e, quando for comprar os móveis e eletrodomésticos, confirme se serão adequados.

  1. Utilize prateleiras

As prateleiras são excelentes alternativas para manter sua cozinha pequena bem organizada, visto que você pode encaixá-las nos mais diferentes espaços e separar conforme a necessidade. Por exemplo, temperos usados constantemente podem ficar em uma prateleira acima do fogão em potes. Além disso, eletrodomésticos como micro-ondas e fritadeiras elétricas podem ficar em outra prateleira, um pouco mais larga. Também é possível incluir uma prateleira com potes armazenando alimentos que não precisam de refrigeração, como macarrão, açúcar, farinha, etc.

  1. Aproveite as paredes

Outra dica interessante é aproveitar as paredes para colocar frigideiras penduradas com ganchos, assim como outros utensílios domésticos, como conchas, escumadeiras, etc. É possível abusar da criatividade, principalmente quando os elementos estão bem cuidados e organizados. Para isso, utilize uma placa de Eucatex perfurada e ganchos, ou ainda, barras e trilhos, que podem ser colocadas sobre a pia ou na lateral dos armários. Dessa forma, você mantém a organização do ambiente e consegue liberar espaço nos móveis para armazenar outros itens.

  1. Tenha caixas organizadoras

Ainda que as caixas organizadoras sejam conhecidas por sua eficácia nos escritórios, é importante deixar claro que na cozinha, elas também podem ser extremamente úteis. Isso porque, existem diferentes modelos e tamanhos, sendo possível armazenar tudo o que desejar, como miudezas e até mesmo louças pequenas, como os pires e xícaras. Com isso, você será capaz de manter a organização dentro dos armários e até mesmo da geladeira, se desejar.

  1. Menos é mais

Quando falamos em ambientes pequenos, a filosofia do “menos é mais” deve se manter sempre presente. Sendo assim, analise seu dia a dia e tenha somente aquilo que realmente precisa e irá utilizar com frequência. Além disso, não queira colocar muitos móveis e elementos decorativos, visto que isso pode tornar o espaço menor do que ele realmente é. Pense também se costuma receber com frequência convidados, pois caso contrário, não há necessidade de ter, por exemplo, 20 xícaras de café, um aparelho de jantar completo ou faqueiro grande. Portanto, tenha sempre o bom senso.

  1. Opte por eletrodomésticos embutidos

Quando falamos de cozinha pequena, uma excelente alternativa é embutir os eletrodomésticos, como forno ou micro-ondas, por exemplo. Inclusive, existem diversas possibilidades para embutir os eletrodomésticos, garantindo que todo o espaço seja aproveitado de maneira inteligente. Obviamente, essa tarefa exige um investimento financeiro, mas se você tiver essa possibilidade, é algo interessante para ser considerado. Afinal, você terá maior praticidade e funcionalidade no dia a dia, agilizando as tarefas cotidianas e conferindo maior bem-estar em sua rotina.

  1. Balcão para integrar os ambientes

Por fim, hoje em dia, diversos apartamentos têm incluído cozinhas com balcão a fim de integrar o espaço da cozinha com o da sala. Mas, para manter esse tipo de ambiente bem organizado, deve-se pensar que os dois irão funcionar como um só. Por isso, evite deixar objetos espalhados no balcão, pois isso causa sensação de bagunça, fazendo com que o local fique ainda menor. Para evitar esse tipo de situação, aposte em armários na parte de baixo.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você terá uma cozinha não apenas bonita para o dia a dia, mas também bastante prática e funcional. Mas, lembre-se que além de investir e dispor os elementos da maneira correta, é essencial manter a organização do ambiente. Dessa forma, você garante que o espaço transmita sua personalidade e bem-estar em todos os momentos.

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

 

MóveisBR. Seu Portal de Móveis Planejados e Sob Medida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn