Como dividir ambientes com móveis de maneira criativa?

Como dividir ambientes com móveis de maneira criativa

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de começar a se preocupar com a decoração e outros detalhes que farão toda a diferença no dia a dia dos moradores. Os ambientes integrados estão cada vez mais em alta. Afinal, promovem sensação de amplitude e são perfeitos para unir ainda mais os familiares em tarefas simples do dia a dia. Contudo, por mais que sejam um verdadeiro charme, é necessário realizar uma divisão, a fim de garantir uma delimitação mais interessante dos espaços, visualmente falando.

 

Isso não significa que você precise construir uma parede, visto que existem diversas técnicas criativas para criar divisórias incríveis. Então, se quiser saber como separar os ambientes de forma criativa, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.

 

  1. Venezianas

 

Venezianas de correr em madeira oferecem a devida privacidade aos espaços sem separá-los por completo. O efeito visual é muito interessante quando fechada, mas se quiser tudo integrado novamente, basta abrir. Além disso, para um efeito mais discreto, pintar as venezianas de branco é uma ótima pedida.

 

  1. Móvel multiuso

 

Móveis multiuso também são excelentes formas de dividir os ambientes sem precisar construir paredes ou gastar muito dinheiro. Uma estante baixa colocada rente ao sofá para dividir a sala da TV do restante da área social é ideal para quem quer aconchego e economizar na escolha. Ao mesmo tempo, o móvel planejado pode servir de apoio para objetos decorativos, livros ou para acomodar petiscos e bebidas quando receber convidados.

 

  1. Painel de madeira

 

Na divisão da sala de estar e jantar, uma solução interessante é o painel de madeira com buffet. Essa é uma opção mais simples do que aplicar um grande painel por toda a parede, além de poder ser utilizado com alternativas ainda mais fáceis. Por exemplo, um grande quadro de cortiça para recados ou pintura geométrica também são excelentes.

 

  1. Pintura de parede

 

Pintar as paredes com cores diferentes ou aplicar um papel de parede para destacar determinada área é uma opção muito criativa e econômica para dividir ambientes. Afinal, mesmo que seja a mesma parede, quando pintada com cores diferentes, passa sensação de que o local realmente foi separado.

 

  1. Pisos diferentes

 

Outra alternativa para quem está na fase da reforma é optar por pisos diferentes. A sala e cozinha, por exemplo, têm papeis muito diferentes, sendo que a primeira é um espaço confortável e caloroso, enquanto a segunda é uma área molhada, exigindo um piso fácil de limpar e conservar.

 

  1. Cortinas

 

As cortinas são ótimas para dividir ambientes de forma leve e não permanente. Além disso, se quiser integrar os espaços novamente, basta abri-las. Você ainda pode optar por cortinas transparentes e opacas, dependendo da necessidade de querer mais ou menos privacidade.

 

  1. Tapetes

 

Os tapetes são uma das formas mais simples e econômicas de dividir os ambientes, seja em sobreposição com outras peças ou embaixo de móveis grandes. Dessa forma, mesmo que os espaços sejam diferentes, é possível promover sensação de aconchego e conforto em todos eles.

 

  1. Estante vazada

 

A estante vazada é uma boa alternativa para não precisar mexer na estrutura da casa ou apartamento, permitindo uma visão parcial dos ambientes. Contudo, o toque especial com certeza ficará por conta dos objetos que escolher para colocar na estante, contribuindo tanto com a decoração da sala, quanto da cozinha, por exemplo.

 

  1. Estrutura de pinus

 

Pinus é uma madeira muito charmosa e que traz sensação de aconchego, além de ser mais barata que outras opções. Portanto, criar uma estrutura com ela será excelente para um visual moderno e confortável visualmente.

 

  1. Ilha

 

Dividir o ambiente de cozinha e jantar com a ilha é uma ótima pedida para delimitar espaços e deixar os espaços mais organizados, sem deixar de lado a integração. Ela pode ficar encostada tanto na parede quando no centro do cômodo.

 

  1. Nichos

 

Nichos, quando bem utilizados, podem ser uma ótima maneira de dividir os ambientes. Em uma estante vazada de metalon, por exemplo, incluir nichos de madeira traz modernidade ao espaço, ao mesmo tempo que o torna leve e natural. Aqui, você pode incluir plantas, livros e outros objetos decorativos que combinem com o local.

 

  1. Balcão

 

Por fim, a cozinha junto com um balcão também é uma solução muito eficiente para dividir os cômodos. Além de ser um item funcional no dia a dia, para realizar refeições rápidas, ele também serve como uma separação.

 

Então, agora que você sabe como dividir os ambientes de maneira criativa, já pode escolher qual dessas opções irá incluir em seu novo apartamento ou casa. Lembre-se de ter um bom planejamento, assim como contar com a ajuda de profissionais especializados, como arquiteto ou designer de interiores. Dessa forma, temos certeza que você terá ambientes incrivelmente belos e sofisticados, sem deixar de lado a funcionalidade e praticidade no dia a dia.