Estudar em casa pode ser desafiador, por isso criar um espaço dedicado aos estudos pode ajudar a manter o foco e a concentração. Reservar um cômodo ou um cantinho da casa para estudar melhora o seu desempenho e aumenta a disciplina.
Ter um local reservado, silencioso, com iluminação adequada, móveis e cadeira ergonômica para não causar problemas, o material para a volta às aulas organizado, livros e outros itens torna o estudo mais leve e prazeroso. Confira algumas dicas para organizar o seu tempo.
Por que ter um espaço dedicado aos estudos?
Você pode até conseguir estudar em um cômodo mais movimentado da casa, com pessoas assistindo televisão, conversando e fazendo outras atividades, mas é bem provável que sua atenção esteja prejudicada e você nem tenha percebido.
Ao reservar um espaço para estudar, você vai estabelecer uma rotina e perceber uma diferença considerável no seu rendimento. Assim você poderá prestar mais atenção às suas dificuldades e aprender a superá-las.
Como criar um local de estudos?
Na era da tecnologia e da informação, a aprendizagem contínua é uma necessidade. O estudo é importante não só para a idade escolar ou acadêmica, mas para quem quer prestar um concurso ou se atualizar no trabalho. Veja como criar um espaço adequado para se concentrar.
1. Selecione um local reservado
Escolher um local reservado para os estudos é o primeiro passo. Não tem problema se você não tem espaço suficiente em casa para deixar um cômodo inteiro reservado para isso. Você pode delimitar um espaço em um ambiente mais tranquilo, como o quarto. O importante é que não tenha um alto fluxo de pessoas.
Lembre-se: estudar é uma atividade que exige solitude para que você possa se concentrar durante algumas horas. Por isso, vale a pena avisar os mais próximos o período de estudo e pedir para não ser interrompido.
2. Deixe o local preparado
Pense nas suas necessidades: o que você precisa para ter um ambiente de trabalho confortável? Avalie suas necessidades e faça uma lista com os itens que você precisa para organizar o local.
Compre uma mesa, uma cadeira ergonômica e uma prateleira para colocar os livros. Você pode até utilizar itens que já possui em casa. Deixe o espaço confortável e organizado para aumentar a produtividade.
3. Separe todos os materiais de estudo necessários
Durante o seu período de estudo, você precisará usar vários materiais. Por isso, faça uma lista dos itens que você usa para estudar e deixe esses materiais à vista, assim você facilita o processo. Por exemplo:
- livros e apostilas;
- cadernos;
- canetas e marca textos;
- computador;
- post-it.
4. Ajuste a iluminação do local
A iluminação influencia bastante no rendimento do estudo. Se a iluminação não for adequada, você pode se sentir indisposto e cansado em pouco tempo. Por outro lado, a exposição excessiva à tela do computador, do notebook, de tablets e do celular em local mal iluminado pode causar cansaço nas vistas e dor de cabeça.
Invista em uma boa iluminação no seu local de estudos, dando preferência a uma tonalidade branca e fria. Você também pode comprar uma luminária de mesa para evitar projetar sombras no local.
5. Deixe o local limpo e com uma temperatura agradável
Se o seu local de estudos estiver muito frio ou muito quente, você ficará desconfortável, e isso vai prejudicar o rendimento no estudo. Por isso, deixe o local arejado. O ideal é que a temperatura fique entre 20ºC a 23ºC.
A limpeza e a ordem também são fatores determinantes para o sucesso. Deixe o ambiente sempre limpo, tanto a mesa de estudo quanto o entorno. Organize os materiais antes de estudar, assim você não perderá tempo procurando o que precisa.