8 ideias para decorar sua casa em 2023

8 ideias para decorar sua casa em 2023

Ano novo, vida nova! Esse é o pensamento de boa parte das pessoas que comemoram a virada do ano da forma tradicional. Por mais que para muitos não mude muita coisa, é fato que essa sensação de encerramento de ciclos traz um novo gás para a maioria. Inclusive, é comum tirar projetos do papel, como adquirir um imóvel na imobiliária, reformar a casa, iniciar a prática de esportes ou simplesmente redecorar seu lar.

 

É fato que a decoração dos ambientes contribui para o bem-estar e qualidade de vida dos moradores, sendo muito importante ter um bom planejamento para isso. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com x ideias para decorar sua casa e começar 2023 com o pé direito.

 

Conforto é prioridade

 

Se você quer renovar os ares de sua casa em 2023, devemos deixar claro que o conforto será cada vez mais valorizado. Com a pandemia do COVID-19, houve uma mudança no comportamento das pessoas, que impacta até os dias de hoje, principalmente porque os indivíduos começaram a ficar mais em casa e priorizar o aconchego. Portanto, para isso nossa dica é atentar-se aos detalhes, investimento em móveis e elementos decorativos que promovam essa sensação, com almofadas grandes, mantas, tapetes, móveis funcionais, etc.

 

Design biofílico

 

Ainda que esse seja um termo relativamente novo, na verdade o design biofílico nada mais é do que criar ambientes dentro de casa que valorizam a natureza, trazendo vida e bem-estar físico e mental para os moradores. Essa é uma tendência cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, com o uso de plantas dentro de casa, principalmente em ambientes de descanso, como sala e quarto. Além disso, a parede verde e jardim vertical na varanda também são boas escolhas.

 

Cores neutras e mais naturais

 

Cores neutras e naturais também estão em alta em 2023, visto que se ligam diretamente com o conceito de natureza, meio ambiente e aconchego. Existem diferentes formas de utilizá-las em seu dia a dia, como adquirindo móveis de madeira, principalmente ao apostar na versão sustentável do material. Mas, além dos móveis, também é possível incluir em pisos e painéis de madeira, assim como tons de branco, bege e cinza e cores quentes e suaves.

 

Valorização da iluminação natural

 

Ligada com o design biofílico, a iluminação natural ajuda na sensação de bem-estar e aconchego no dia a dia, contribuindo também para a produtividade e foco durante o trabalho. Portanto, além de deixar as portas e janelas sempre abertas, prefira usar cores claras, assim como cortinas mais delicadas e espelhos, pois esses pequenos detalhes ajudam a melhorar a entrada de luz natural. Se estiver construindo, aposte também em portas e janelas amplas.

 

Móveis mais arredondados

 

Outra forma de redecorar os ambientes em 2023 é apostar em móveis com formas arredondadas. Esse tipo de mobiliário era muito comum nas décadas de 60 e 70, voltando nos dias atuais com um aspecto mais moderno e contemporâneo. Vale lembrar ainda que eles podem ser usados em quase todos os cômodos da casa, sendo uma ótima pedida para trazer mais personalidade e estilo ao dia a dia dos moradores.

 

Texturas misturadas

 

As texturas estão em alta e em 2023 isso não vai ser diferente, sendo incluídas em móveis e até mesmo nos objetos decorativos. Aqui, o objetivo é promover diferentes sensações ao utilizar o cômodo, mas todas elas diretamente ligadas ao conforto e aconchego. Justamente por isso, há uma grande valorização de materiais que remetem a isso, com toque agradável, principalmente em itens como tapetes, mantas, almofadas, cortinas, etc.

 

Sustentabilidade

 

A sustentabilidade é um assunto cada vez mais discutido nos dias de hoje e ela também está presente nas decorações dos ambientes. Sendo assim, o foco está no reaproveitamento de móveis e outros itens, assim como investir em peças mais duráveis, ou seja, que podem ser usados por muitos anos e não serão descartados em pouco tempo. Da mesma forma, uma casa autônoma também está ligada com esse conceito, principalmente quando não depende 100% dos recursos das distribuidoras de água e luz.

 

Dourado

 

Por fim, mas não menos importante, o dourado é uma das cores que irá aparecer cada vez mais nos móveis e objetos decorativos em 2023. Isso porque, além de promover luxo e sofisticação, ele também consegue conversar com elementos naturais. Portanto, inclua-o por meio de metais e louças e pequenos detalhes de acabamento.

 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que sua casa ficará mais aconchegante para começar o ano de 2023 com muita qualidade de vida e bem-estar. Mas, lembre-se que o planejamento é primordial, assim como a ajuda de especialistas, como arquiteto ou designer de interiores. Afinal, dessa forma você garante um projeto totalmente personalizado, com muito conforto e que atenda às suas necessidades e preferências do dia a dia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn