Como escolher a dobradiça correta para seu móvel?

Como escolher a dobradiça correta para seu móvel

Ter um móvel funcionando corretamente, independente do tipo, é tão importante quanto sua beleza, pois de nada adianta uma peça bonita que não seja funcional no dia a dia. Justamente por isso, é fundamental considerar todos os detalhes, utilizando as melhores ferramentas para marcenaria, assim como garantir as dobradiças adequadas. Afinal, são esses pequenos acessórios que permitem que a abertura das portas aconteça nos mais diferentes tipos de móveis, podendo ser um verdadeiro estresse, quando não escolhida da maneira correta. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com algumas dicas importantes para te ajudar a escolher a dobradiça telescópica ideal.

 

Qual a importância de escolher a dobradiça correta?

 

Antes de explicarmos como escolher o melhor modelo, é importante deixar claro a importância de ter a dobradiça correta. Ainda que elas não apareçam muito nos móveis e sejam apenas um detalhe, elas fazem toda a diferença em sua funcionalidade. Nesse sentido, escolher a dobradiça adequada para cada tipo de uso te ajuda a poupar estresse no dia a dia, como portas barulhentas, que não abrem o suficiente, etc. Mas, mais do que disso, a dobradiça tem a função de preservar o móvel também. Isso porque, portas frouxas, emperradas ou com abertura menor que o necessário, acabam forçando a madeira do móvel e desgastando-a com o tempo.

 

Como escolher a dobradiça correta para seu móvel?

 

Agora que você entendeu a importância de escolher a dobradiça correta para seu móvel, é hora de saber como realizar essa tarefa. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas importantes.

 

Tamanho

 

Um dos pontos mais importantes que precisam ser considerados na hora de escolher a dobradiça é o tamanho da porta, assim como seu peso. Portanto, quanto maior e mais pesada, as dobradiças também precisam seguir essa linha.

 

Material

 

Outro ponto fundamental é avaliar o tipo de móvel que irá receber as dobradiças. Peças robustas e mais pesadas, como falamos, precisam de acessórios mais resistentes, como os feitos de ferro. Por outro lado, móveis mais leves combinam bem com alumínio e inox. Além disso, o ambiente que o móvel será instalado também influencia na escolha da corrediça ideal, se é interno ou externo, assim como o tipo de acabamento desejado. Dessa forma, você saberá escolher com facilidade qual o material adequado para suas dobradiças.

 

Quantidade

 

Depois de definir o tamanho e material das dobradiças, é importante analisar quantas peças serão necessárias para montar o móvel em questão. Para isso, uma boa dica é pensar que é indicado incluir um acessório em cada ponto de pressão, sendo que isso também irá depender do tipo de dobradiça escolhido. Por exemplo, as mais robustas podem aguentar portas mais pesadas, mas com uma quantidade menor instalada. Portanto, novamente devemos ressaltar a importância dos outros materiais utilizados para a produção do móvel.

 

Formato

 

Vale lembrar ainda que não existe somente um formato de dobradiça, sendo que diferentes ângulos exigem formatos variados. Portanto, existem dobradiças retas, curvas e supercurvas, cada uma de acordo com a abertura desejada.

 

Instalação

 

Por fim, mas não menos importante, a instalação das portas do móvel também irá influenciar na escolha das dobradiças. Existe a possibilidade de utilizar as sobrepostas (para casos em que as portas estão na lateral do móvel), parcialmente sobrepostas (quando elas estão parcialmente sobrepostas à lateral da peça) ou embutidas (quando as portas ficam completamente embutidas na lateral do móvel. Sendo assim, para o primeiro caso, a dobradiça recomendada é a reta, para o segundo, a dobradiça curva e para o último, o recomendado é utilizar a dobradiça supercurva.

 

É importante deixar claro que ao escolher a dobradiça incorreta, isso irá influenciar significativamente em seu funcionamento e até mesmo no visual do móvel.

 

Detalhes

 

Graças à tecnologia, existem novas opções de dobradiça disponíveis no mercado, com o objetivo de melhorar ainda mais a utilização dos móveis no dia a dia. Um bom exemplo é o modelo com slow motion, responsável por fazer com que o movimento de abertura e fechamento seja mais lento. Isso impede batidas e barulhos, o que garante maior durabilidade para o móvel. Ainda que seja um detalhe, com certeza chama a atenção do consumidor.

 

Cuidados para manter o bom estado da dobradiça

 

É importante manter sempre as dobradiças limpas, evitando colocar objetos muito próximos delas dentro do armário para não forçar o fechamento da porta, além de seguir o manual para realizar a lubrificação com a frequência adequada. Dessa forma, você garante o melhor funcionamento de suas dobradiças mesmo depois de anos de instalação, contribuindo até mesmo para manter a qualidade e durabilidade do móvel.

 

Então, agora que você sabe a importância da dobradiça em um móvel e como escolher a sua, já pode iniciar seu planejamento. Lembre-se de considerar fatores como quantidade, tamanho, material, instalação e o formato mais indicado, a fim de garantir uma escolha assertiva, evitando dores de cabeça e problemas desnecessários.