Como manter o ralos dos banheiros sempre limpos e sem mau-cheiro

Como manter o ralos dos banheiros sempre limpos e sem mau-cheiro

O mau-cheiro no ralo do banheiro é algo que incomoda bastante, por isso é importante tomar todos os cuidados para evitá-lo. No entanto, engana-se quem pensa que apenas colocar desodorizantes irá resolver o problema.

 

Para evitar o mau-cheiro o primeiro passo é manter o ralo limpo. Por isso, é importante promover a higienização periódica do local. O acúmulo de sujidades é o principal responsável pelo odor. Portanto, a melhor alternativa é cuidar desse aspecto.

 

Veja algumas dicas para deixar seu banheiro livre de qualquer odor desagrável.

4 Dicas para deixar o banheiro limpo e livre de odores

1. Promova a limpeza periódica

 

Para evitar o acúmulo de sujeiras é importante seguir uma periodicidade na limpeza. Defina aquela que mais combina com seu estilo de vida e suas necessidades. Além disso, a frequência com que o banheiro é utilizado, também interfere.

 

Escolha os produtos de limpeza que serão utilizados na remoção da sujeira. Os principais são:

 

  • Cloro ativo;
  • Desinfetante;
  • Limpador multiuso para remoção da sujeira mais resistente;
  • Solução de bicarbonato com vinagre.

 

O cloro ativo ajuda na remoção da sujeira acumulada no ralo, além de eliminar germes e bactérias que podem causar doenças. Mesmo nos dias de limpeza rotineira, a aplicação do cloro em gel auxilia no combate ao acúmulo de sujeiras nos ralos.

 

O desinfetante tem ação de limpeza e também remoção de microorganismos que podem provocar mau cheiro. Se demorar muito tempo para efetuar a limpeza, pode ser que algumas sujeiras se tornem mais resistentes. Elas podem ser retiradas com o limpador multiuso.

 

A solução de bicarbonato com vinagre é uma mistura caseira muito útil para limpar os ralos, especialmente quando usada junto à água fervente. Você pode colocar uma parte de água fervente no local, em seguida adicionar o bicarbonato e deixar em repouso e deixar 10 minutos.

 

Após esse período, acrescente o vinagre. 100ml são suficientes para um ralo pequeno. Aguarde mais 10 minutos e acrescente mais água fervente. Use uma vassourinha para remover qualquer resíduo.

2. Evite jogar objetos nas tubulações

 

Um dos motivos que pode resultar em mau odor dentro do banheiro é jogar objetos no ralo. Eles podem causar entupimento e consequentemente o mau cheiro. Além disso, o vaso sanitário também não deve ser usado como descarte de itens higiênicos, tais como absorventes.

 

Uma forma de evitar esse tipo de incidente nos ralos, é optando pelo modelo com grade.  Quanto aos vasos, se o banheiro for de uso coletivo, coloque avisos.

 

Ao primeiro sinal de mau cheiro, verifique se não há entupimentos. Quanto mais rápido for feita a retirada da obstrução, menos trabalho você terá e ficará livre do incômodo. Se ao tentar desentupir, você perceber que é algo complicado, o melhor é buscar ajuda de um profissional. Assim o problema é resolvido de forma prática, rápida e eficiente.

 

3. Não descuide da limpeza do banheiro

 

Embora o ralo para banheiro seja uma forma de evitar o acúmulo de água dentro do ambiente, ele também tem a função encaminhar sujeiras para a rede de esgoto. Evitando assim que elas fiquem acumuladas dentro do banheiro.

 

Outra questão que não pode ser esquecida é o vaso sanitário. Quando ele não está devidamente limpo, é comum que o mau cheiro dentro do ambiente seja constante. Se for um vaso de uso familiar, a limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por dia com o uso de produtos desenvolvidos para esse fim.

 

No caso de banheiro de uso coletivo e com movimento intenso, o vaso sanitário deve ser limpo a cada 3 horas. Nesse caso, o uso do cloro ativo é o mais indicado para eliminar a sujeira de forma mais prática e rápida. Além de proteger o ambiente de microorganismos prejudiciais.

 

Não deixe o lixo acumular. Esse pode ser um fator desencadeador de maus odores. Mantenha as lixeiras sempre com sacos de lixo.

4. Use perfumes ambientais

 

Embora muitas pessoas gostem de usar os perfumes ambientes para banheiros, é certo que a higiene do local deve estar em dia.

 

Agora que você já conhece as principais formas de limpeza e cuidados com o ralo do banheiro, é possível aproveitar os cheirinhos agradáveis desses produtos desenvolvidos para esse fim.

 

Os óleos essenciais são muito bem vindos para deixar o ambiente perfumado. Eles podem ser colocados na lixeira, no vaso sanitário ou em papel toalha com algumas gotas na estante dentro do banheiro.

 

Outro recurso para deixar seu banheiro perfumado são as pastilhas desenvolvidas especialmente para vasos. Elas podem ser fixadas nas paredes do vaso sanitário e a cada descarga exalam com cheiro agradável.

Conclusão

 

Manter os ralos dos banheiros sempre limpos e livres de mau cheiro é uma tarefa que exige organização. Se ela for feita de forma regular, dificilmente haverá entupimento ou maus odores.

 

Gostou de nossas dicas? Volte mais vezes em nosso blog para ficar por dentro de assuntos importantes para o seu dia a dia.