Rack ou painel de TV: qual é melhor escolha para minha casa?

Rack ou painel de TV qual é melhor escolha para minha casa

Encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária não é uma tarefa simples, mas com certeza é extremamente recompensadora. Afinal, poder ter um lar totalmente personalizado de acordo com seus gostos e preferências impacta de forma direta sua qualidade de vida. Contudo, depois de escolher a casa ou apartamento, é necessário avaliar outros fatores importantes, como a decoração, escolha dos móveis, organização dos ambientes, cores, etc. É fato que a sala é um dos cômodos principais, visto que é o local onde se pode relaxar para ler um livro, reunir os amigos e, claro, assistir TV.

No entanto, para podermos assistir de maneira confortável, é importante que ela esteja ao nível dos nossos olhos, sendo muito utilizados racks e painéis para esse objetivo. Ambos são recomendados, pois garantem conforto, mas sabemos que a escolha pode ser difícil, especialmente para quem é leigo no assunto. Portanto, se você faz parte desse grupo, continue acompanhando o post de hoje e entenda qual é melhor.

O que é um rack?

Antes de falarmos qual é melhor, rack ou painel para TV, é importante conhecer cada um deles para compreender suas limitações e diferenciais. Portanto, o rack para TV nada mais é do que um móvel pequeno e, geralmente, leve, podendo ser comparado a uma pequena estante, com compartimentos para guardar objetos. O diferencial deste móvel é o tamanho e altura, pois enquanto a estante é algo mais robusto e alto, o rack é mais discreto, próximo de um balcão ou cômoda, mas sem gavetas e com, no máximo, duas portas.

Quais as vantagens e desvantagens?

Quando falamos em vantagens, o rack é ideal para acomodar a TV e também outros acessórios, como o controle e receptor, assim como objetos decorativos, se desejar. Além disso, ele não precisa ser fixado à parede, promovendo maior liberdade caso queira mudar a disposição dos móveis ou trocar de imóvel. Além disso, quando comparado com o painel, possui preços mais acessíveis, assim como maior variedade de modelos à disposição.

No entanto, devemos lembrar que esse é um móvel mais tradicional e, para quem segue tendências, não é tão recomendado. Além disso, é importante ficar atento em relação à altura do móvel a fim de manter o equilíbrio entre a altura da TV em cima do rack e o ponto de visão do sofá, que estará logo à frente.

O que é painel para TV?

O painel para TV, por outro lado, é feito justamente para segurar a TV, visto que o rack é tendência em decoração para também armazenar outros objetos. Sendo assim, ele é exclusivo para o eletrodoméstico, contanto com, no máximo, uma prateleira para servir como suporte para o controle remoto e aparelho receptor.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Uma das vantagens do painel para TV é que o móvel está na moda, conversando muito bem com ambientes recém-decorados, especialmente seu novo imóvel. Além disso, por ocupar somente a parede, ele contribui para a otimização do ambiente, ocupando menos espaço que o rack. Também é muito recomendado para quem possui muitas ligações e aparelhos, visto que esconde toda a fiação dos eletrônicos, mantendo o ambiente mais organizado e limpo.

Mas, vale lembrar que, ainda que existam modelos que se adequem em ambientes menores, ele possui melhor funcionalidade em lugares com mais espaço. Além disso, não possui tantos modelos disponíveis como o rack. Por fim, devemos lembrar ainda que sua instalação é mais complexa, visto que envolve furos na parede. Portanto, caso esteja em um apartamento alugado, é importante solicitar a autorização à imobiliária.

Painel para TV ou rack: qual escolher?

Bom, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que as duas opções têm suas aplicabilidades. Inclusive, devemos lembrar que tanto o rack quanto o painel são móveis complementares, ou seja, podem muito bem ser utilizados em harmonia em projetos de decoração. Contudo, é importante ter a ajuda de um profissional adequado para elaborar a melhor solução.

Sendo assim, para escolher entre o rack ou painel para TV é importante considerar as suas necessidades, demandas e preferências no dia a dia. Além disso, também é essencial observar o tamanho de sua sala, analisando com calma os prós e contras. Por exemplo, para quem mora em uma casa espaçosa, o painel pode ser a melhor alternativa, mas para quem mora em um apartamento pequeno alugado, pode ser que o rack se adeque melhor ao ambiente. Além disso, ainda há a possibilidade de utilizar uma versão híbrida, conhecida como rack com painel, visto que une as vantagens de cada um dos móveis em um só.

Portanto, tenha em mente que ambos são adequados para colocar sua TV e assim tornar sua sala um ambiente extremamente agradável e ideal para receber amigos ou relaxar. Mas, não deixe de ter um bom planejamento e analisar o que realmente precisa a fim de garantir sua melhor escolha.

 

MóveisBR. Seu Portal de Móveis Planejados e Sob Medida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn